quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mais Informações

SISTEMA BASEADO EM TURNOS
Os jogadores têm um tempo estabelecido para fazer o movimento antes que o jogo
mude automaticamente para a próxima equipe. Durante este período, pode-se
escolher qual Worm usar e liberar toda a munição de seu arsenal sobre o inimigo
ou mover o Worm para um território seguro. A não ser que você tenha apenas um
Worm ou esteja jogando com o WORMSELECT (Escolher Worm) desativado.
TEMPO
Além do total de tempo para cada turno (uma opção que pode ser mudada), cada
batalha tem um limite geral de duração antes que o tempo extra da “Morte Súbita”
(Sudden Death) seja solicitado. Há várias opções que se pode alterar para a Morte
Súbita, inclusive o aumento gradual do nível da água, tornando os territórios altos
ainda mais estratégicos, a redução da energia de todos os Worms para 1 ou seu
esgotamento gradual através do tempo.
PAISAGENS
Cada vez que se joga o Worms Armageddon, o jogo é completamente diferente.
Os Worms e as minas são colocados ao acaso em milhares de paisagens
possíveis, oferecendo-lhe infinitas oportunidades de jogo. Por que não jogar com o
incrível editor de paisagem para personalizar suas próprias paisagens?
WORMS E AS ARMAS
Cada equipe de Worms conta com um arsenal de armas devastadoras à sua
disposição.
Algumas destas armas terão seu fornecimento limitado, portanto, será preciso usar
de estratégia para alcançar o máximo em termos de eficiência.
Há uma grande variedade de armas disponíveis. Para obter detalhes completos
sobre as armas e seu uso, veja a seção Uso das Armas, mais adiante neste
manual.
UTILITÁRIOS

Adicionam um elemento totalmente novo ao Worms Armageddon. Caixas de
utilitários caem do céu, oferecendo recursos para melhorar o turno do jogador.
Algumas são acrescentadas ao seu arsenal, enquanto outras são usadas no
momento em que são recolhidos.
DONOR CARDS
Quando o último membro de uma equipe morre e esta equipe tem algum utilitário
ou armas especiais, um DONOR CARD (Cartão de Doador), qualquer Worm que
pegar esta placa fica com tudo o que foi deixado para trás!
ESTRATÉGIA
O Worms Armageddon pode ser jogado de muitos modos diferentes – alguns
jogadores optam pela destruição brutal, enquanto outros jogam limpo e há aqueles
que são tão ardilosos que vêem a desforra descarregada sobre eles a cada
oportunidade!
Os que lançam mão de esconder seus Worms e fazem um jogo muito defensivo, se
voltam para o “Dark Side” (Lado Negro) dos Worms e devem ser mortos, portanto,
mantenha-se alerta!
Será preciso adaptar sua estratégia às armas disponíveis, à paisagem na qual
estiver jogando e a cada novo oponente.
O Worms Armageddon permite ainda mais estratégia do que antes, já que cada
equipe pode escolher uma arma especial para levar à batalha. A escolha da arma
ou utilitário pode afetar seriamente o resultado, portanto, escolha com sabedoria!
VOCÊ ESTÁ SOZINHO OU EM GRUPO
O Worms Armageddon possuí Missões Single Player (Um Jogador), que testam
suas habilidades contra as equipes do computador e uma variedade de jogos de
Treinamento fascinantes, onde se pode praticar importantes habilidades, obter
posições na classificação, medalhas e algumas outras surpresas no caso de
desempenhos muito especiais.
O modo para vários jogadores é muito popular tanto em um único computador
como em rede local, porém, a melhor experiência “Worming” de jogo acontece via
WORMNET, onde você testa suas habilidades “Worm” contra jogadores dos quatro
cantos do mundo. Então, que a batalha comece!
Para obter detalhes do Jogo via Internet, veja a seção intitulada WORMNET.
Sabemos que nem todos terão lido este manual antes que o entusiasmo por jogar
fale mais alto. Sendo assim, criamos várias opções de início rápido (QUICK START)
que não requerem equipes, nem nada muito complexo, mas colocam você
rapidamente em ação.
UM JOGADOR (SINGLE PLAYER)
Para iniciar um jogo DEATHMATCH (Combate Mortal), selecione SINGLE PLAYER
e depois QUICKSTART (Início Rápido). Você controlará a equipe PLAYER 1 contra
WORMBOTS.
O jogo acompanhará o seu desempenho e ajustará adequadamente o nível de
dificuldade para a próxima vez que você jogar. Nenhuma estatística ou detalhe
sobre a equipe que você controla será mantido.
JOGOS DE INÍCIO RÁPIDO
MOVENDO A VISÃO
Pode-se usar o mouse para passear pela paisagem; simplesmente mova o mouse
na direção na qual você gostaria que a tela se movesse. Pressione a tecla HOME
para centralizar no Worm atual.
MUDANDO DE WORMS
Se o Worm Select estiver ajustado para “Manual” (veja Opções Gerais), pressione
a tecla TAB para selecionar um membro diferente da sua equipe Worms. Só é
possível mudar os Worms se você ainda não tiver movido nenhum deles ou não
tiver selecionado uma arma. Veja também “SELECT WORM” (Selecionar) na lista
Weapons (Armas), trata-se de uma nova arma que permite movimento avançado do
Worm.
MOVENDO OS WORMS
Mova seu Worm usando as teclas de Seta. A SETA PARA ESQUERDA move seu
Worm para a esquerda, a SETA PARA DIREITA move seu Worm para a direita. Se o
Worm estiver bloqueado, então ele irá parar.
PULANDO
Pressione a tecla ENTER e faça com que seus Worms saltem para a frente.
Seja cauteloso, os Worms que saltam e caem muito longe podem se machucar –
qualquer ferimento impedirá o Worm de completar o seu turno.
Pode-se também fazer com que os Worms saltem para trás pressionando ENTER
duas vezes rapidamente e saltem para cima pressionando a BARRA DE ESPAÇO,
o que é útil para realizar movimentos aéreos. Aperte duas vezes rapidamente a
BARRA DE ESPAÇO para fazer com que eles dêem um salto mortal para trás.
JOGANDO
OUTROS MOVIMENTOS
Algumas das armas e ferramentas possuem alguns excelentes truques que podem
auxiliar seu Worm nos movimentos. Para obter mais detalhes, consulte a seção Uso
das Armas neste manual.
REPLAY DA AÇÃO
Pressione a tecla R para exibir o replay do último disparo. Isto só pode ser feito
imediatamente após o disparo. Pressione a tecla S para assistir ao replay em
câmera lenta. Pressione e segure a BARRA DE ESPAÇO durante o replay para
avançar até o final.
SAIR
Pressione a tecla ESC para abrir o Menu Quit (Sair). Pode-se escolher Draw Game
(Empatar o Jogo), Sudden Death (Morte Súbita) e Quit Game (Sair do Jogo). Aqui
você também pode ver o número de rodadas (Rounds) ganhas por cada equipe.
Em um jogo via Rede (Network), a ação continuará normalmente mesmo com este
menu aberto, mas em um jogo que não for em rede ela ficará pausada. Quando
você sai de um jogo em rede, isto faz com que sua equipe se entregue, deixando
os outros jogadores intactos e os declara vencedores.
Nota: se o host (servidor) parar o jogo em uma partida em Rede, significa que o
jogo acabou.
LIGAR E DESLIGAR OS NOMES
Algumas vezes, a visibilidade dos nomes dos Worms pode atrapalhar o jogador,
pressione a tecla Delete para alternar a visibilidade do nome do Worm, ajustando
para total (Full), parcial (Partial) ou nenhum (None).
BARRAS DE FORÇA E ENERGIA
Você pode ligar (ON), ou desligar, esta opção pressionando SHIFT-DELETE.
Normalmente, as barras de energia da equipe desaparecem quando se move um
Worm, esta opção pode forçá-las a ser sempre exibidas.
A tela do jogo está repleta de informações úteis – a seguir, explicamos o que
estamos querendo dizer!
PAINEL DE COMENTÁRIO
Um comentário completo aparece na parte superior da tela, dando todos os
detalhes sobre qual Worm foi morto, de quem é a vez e qual a arma escolhida.
INDICADOR DE TEMPO DO TURNO (E DA
RODADA)
Turn Time (Tempo de seu Turno) faz a contagem regressiva na parte inferior
esquerda da tela. Quando ele chegar a zero, a vez passa a ser do próximo jogador.
Antes de considerar o turno completo, o jogo irá aguardar até que tudo tenha
parado de se mexer (Minas, Worms, etc).
Como opção, também é possível ver o Tempo da Rodada (Round Time) exibido
aqui (para mais detalhes, veja a seção Opções de Jogo mais adiante neste
manual).
BARRA DO VENTO E ACONTECIMENTOS EM
SEGUNDO PLANO
Há um indicador da força do vento na parte inferior direita da tela. As setas indicam
a força e a direção do vento. As imagens incidentais em segundo plano também
servem como indício da direção do vento; isto pode ser definido com a tecla
INSERT.
STATUS DA EQUIPE
As barras de energia de cada equipe que está jogando podem ser vistas no centro
da seção inferior da tela. As barras de status são removidas da tela quando a
energia de uma equipe tiver se esgotado e esta equipe estiver fora de combate.
STATUS DO WORM
Os valores de energia e os nomes dos Worms aparecem acima de cada Worm.
INFORMAÇÕES NA TELA
UTILITÁRIOS
Quando estiverem em uso, os utilitários ativos (Dano Duplicado, Caixa do Espião,
etc.) aparecerão acima do indicador de vento.
PAINEL DAS ARMAS
Ao escolher uma arma, o painel desliza a partir do lado direito da tela. Para
remover o painel da tela, pode-se escolher uma arma ou pressionar novamente o
botão SELECIONAR ARMA.
PAINEL DE BATE-PAPO
Em jogos em Rede, um painel de bate-papo deslizará na parte superior da tela. Isto
pode ser removido com a tecla PAGE UP e aberto novamente com a tecla PAGE
DOWN.
PAINEL SAIR
Quando o jogador pressiona a tecla ESC, o Menu Quit (Sair) desliza para baixo a
partir da parte superior esquerda da tela. Ele pode ser removido pressionando uma
segunda vez a tecla ESC.
Esta é a seção onde tudo acontece... o arsenal!
Há dois modos de carregar sua arma favorita:
MÉTODO A
Clique com o Botão Direito do Mouse para exibir o Menu Weapon Selection
(Seleção da Arma), clique então na arma ou ferramenta de sua escolha. Conforme
você move o cursor, o nome da arma selecionada aparece na parte inferior do
menu. Clique com o Botão Direito do Mouse para fechá-lo sem fazer a escolha. O
número ao lado da arma mostra a quantidade que você tem disponível, um turno
usa uma unidade, embora algumas armas façam múltiplos disparos durante a sua
utilização.
Quando uma arma não estiver disponível (por ex., seu estoque estiver a zero), a
arma é removida do Menu Weapon Selection.
MÉTODO B
Incorporamos os atalhos de teclado para todos os grupos de armas. Use as teclas
de Função (F1, F2, etc.) na parte superior de seu teclado para escolher uma arma
diretamente.
O Menu Weapon Selection (Seleção da Arma) indica quais teclas se relacionam a
quais armas.
SELECIONANDO SUA ARMA
Quando mais de uma arma compartilhar da mesma tecla, pressione esta tecla mais
de uma vez (até cinco vezes) para escolher as outras armas. Conforme você faz
isto, a arma atualmente escolhida aparecerá no Painel de Comentário na parte
superior da tela.
A próxima seção detalha as armas do Worms Armageddon, seus efeitos e como
usá-las. Lembre-se, todas as instruções relativas às armas foram escritas
presumindo-se que você já tenha escolhido esta arma.
Várias armas estão escondidas em caixotes especiais ou são oferecidas nas
missões para um jogador (Single Player), e desejamos a você toda a sorte do
mundo para conseguir encontrá-las!
AIR STRIKE (ATAQUE AÉREO)
Esta arma chama um ataque de mísseis na área-alvo escolhida.
Para lançar o Ataque Aéreo, simplesmente mova o cursor com o mouse e clique no
alvo para marcá-lo (com um X). Caso deseje abandonar este estágio, simplesmente
escolha outra arma com o Botão Direito do Mouse. Você também pode escolher a
direção do Ataque Aéreo pressionando as teclas de seta para a esquerda ou
direita, isto é importante se quiser acertar o lado correto de uma colina!
Nota: As Armas de Ataque Aéreo não podem ser usadas nas Cavernas e não são
afetadas pelo vento, exceto no Napalm Strike (Ataque de Napalm).
BANANA BOMB (BOMBA BANANA)
Esta “suave fruta da destruição” explodirá, arrebentará e causará uma cruel
devastação numa área do tamanho de uma pequena ilha grega. Use as teclas de 1
a 5 no teclado para configurar o tempo (em segundos) do detonador, e alternar,
com as teclas + e -, a configuração de quanto a bomba vai pular. Use as teclas
SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a Barra de
Espaço para disparar (quanto mais segurá-la, mais forte será o disparo). Cada
Banana causa um dano de 75 pontos.
BASEBALL BAT (TACO DE BEISEBOL)
Se for um daqueles dias, a única coisa realmente satisfatória a fazer com um
inimigo Worm é andar atrás dele e acertá-lo em cheio com um pesado taco de
madeira!
Fique perto de seu alvo, faça a mira e pressione a Barra de Espaço! O Taco causa
um dano de 30 pontos.
USO DAS ARMAS
BATTLE AXE (MACHADO DE BATALHA)
Esta lâmina poderosa fatia em duas a energia de todo Worm em que toca,
martelando-os chão a dentro.
Nota: Só pode ser usado para, na verdade, matar os Worms inimigos que possuem
uma unidade de energia, mas pode causar um grande estrago a um grupo de
Worms!
BAZOOKA (BAZUCA)
A Bazuca é uma potente arma que oferece satisfação imediata. O uso cauteloso da
força e direção do vento transforma esta arma em uma maravilha estratégica.
Use as SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e pressione a
BARRA DE ESPAÇO para disparar (quanto mais tempo pressioná-la, mais forte
será o disparo). A Bazuca causa o máximo de 50 pontos de danos.
BLOWTORCH (MAÇARICO)
Use o Maçarico para escavar através da paisagem, mas observe que um
desprezível jogo de esconder é sinal do Dark Side (Lado Negro)!
Escolha sua direção com as teclas de SETA e pressione a BARRA DE ESPAÇO
para iniciar e novamente para parar o Maçarico. Os indivíduos mais criminosamente
insanos podem usar o Maçarico para infligir 15 pontos de danos aos Worms
inimigos.
BRIDGE KIT (KIT DA PONTE)
Este excelente conjunto de componentes de vigas permite a rápida construção de
pontes e trilhas, no momento que você mais precisar. Vários segmentos de pontes
estão disponíveis para posicionamento imediato na paisagem.
BUNGEE (QUEDA LIVRE)
Longas quedas podem causar sérios danos à saúde de seu Worms, porém, com o
Bungee selecionado, é possível perambular por um penhasco e soltar armas ao
mesmo tempo que você se balança por aí. Pressione a BARRA DE ESPAÇO e seu
Worm será solto do Bungee. Pressione a tecla ENTER e suas armas vão ser soltas
enquanto estiver no Bungee.
CARPET BOMB (BOMBA CARPETE)
Fuja enquanto uma chuva de múltiplos pêlos afiados caí do céu! O ataque de
carpete do Mike envia carpetes irados à terra! Escolha e mire, clique com o botão
Esquerdo do mouse e fique bem para trás!
CLUSTER BOMB (BOMBA DE FRAGMENTAÇÃO)
É arremessada como se fosse uma Granada (Grenade) e se despedaça em várias
bombas menores que explodem ao redor do alvo. Embora menos precisa que uma
Granada, a Bomba de Fragmentação pode ser realmente útil para infligir danos a
grupos de Worms.
Use as teclas de 1-5 no teclado para ajustar o detonador (em segundos) e para
alternar a configuração de quantas vezes ela pula, do mínimo para o máximo, com
o auxílio das teclas + e - .
Use as teclas de SETA PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e pressione
a BARRA DE ESPAÇO para disparar (quanto mais segurá-la, mais forte será o
disparo).
Cada fragmento causa o máximo de 30 pontos de danos.
DRAGON BALL
Desencadeia uma bola de energia na direção do inimigo, empurra as vítimas para
trás e para longe de você. Fique em pé próximo ao seu alvo e pressione a BARRA
DE ESPAÇO para atacar. A Dragon Ball causa 30 pontos de danos.
DYNAMITE (DINAMITE)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para lançar bananas de Dinamite nos Worms,
normalmente da beira de penhascos ou próximo a um grupo de Worms.
Trata-se de uma arma muito poderosa e ótima para um massacre de Worms –
verdadeira fonte de prazer para as multidões. Pressione a tecla ENTER para
derrubá-las da corda. A dinamite causa um máximo de 75 pontos de danos.
EARTHQUAKE (TERREMOTO)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para causar um Terremoto considerável que
chacoalhará qualquer Worm ou mina soltos e fará com que o nível da água suba
bastante.
Os Terremotos não causam perda específica de energia, mas os efeitos do
movimento em si podem ser devastadores!
FIRE PUNCH (SOCO DE FOGO)
Este soco poderoso golpeia os Worms no ar e também corta seu caminho através
da terra. Fique em pé próximo ao seu alvo e pressione a BARRA DE ESPAÇO para
socar.
O Soco de Fogo causa danos moderados ao alvo, no entanto, é mais comumente
usado para golpear Worms dentro da água.
FLAME THROWER (LANÇA-CHAMAS)
Aperte a BARRA DE ESPAÇO para lançar chamas a partir dos enormes tanques
nas costas dos Worms!
Use as teclas SETA PARA CIMA e PARA BAIXO para espalhar as chamas em arco.
As chamas estão sujeitas à direção do vento, portanto, seja cauteloso.
O Lança-Chamas é uma arma poderosa, a estimativa de seu potencial de dano
varia entre 50 e 70 pontos.
FRENCH SHEEP STRIKE (ATAQUE DO CARNEIRO
FRANCÊS)
Provoque a ira dos teimosos fazendeiros franceses com o Ataque do Carneiro!
Escolha um alvo com o mouse e clique com o Botão Esquerdo do Mouse para
liberar vários Carneiros flamejantes, que chegam estraçalhando ao chão.
Trata-se de uma arma incrivelmente perigosa que, graças às chamas adicionais,
pode causar todo tipo de estrago e destruição.
FREEZE (CONGELAR)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para congelar seus Worms até seu próximo
turno. Sua equipe fica acondicionada em blocos de gelo e não pode ser danificada!
GIRDER (VIGAS)
Possuem várias utilidades, especialmente para fornecer uma base à Ninja Rope
(Corda Ninja) ou uma rampa de modo que os carneiros no French Sheep Strike
possam atravessar os caminhos críticos.
Alguns jogadores usam as Vigas para bloquear o progresso do inimigo e outros as
utilizam como um escudo contra Grenades (Granadas) e Cluster Bombs (Bombas
Fragmentadoras).
Seu uso, algumas vezes, é restrito à área imediatamente ao redor do Worm
escolhido, a partir do Menu Weapon Options (Opções de Armas)
Use as teclas de SETAS PARA A DIREITA e ESQUERDA para girar a viga e aperte
o botão esquerdo do mouse para colocá-la.
GRENADE (GRANADA)
Ajuste o detonador (em segundos) com as teclas de 1 a 5 e alterne, com as teclas
+ e –, a configuração do quanto ela vai quicar.
Use as SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a
BARRA DE ESPAÇO para disparar (quanto mais segurá-la, mais forte será o
disparo).
A Granada causa 50 pontos de danos.
HANDGUN (REVÓLVER)
Excelente modo de acabar com um Worm em particular ou com um grupo de
Worms bastante fracos! Dispare seis tiros consecutivos. Ganhe seu dia!
Use as SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a BARRA
DE ESPAÇO para disparar (o cursor pode ser movido para cima e para baixo
enquanto dispara). Cada disparo causa 5 pontos de danos.
HOLY HAND GRENADE
(GRANADA MÃO SAGRADA)
Desencadeie o poder dos céus. Trata-se de uma Granada de três segundos (nem
mais, nem menos), que quica baixo e que só explodirá quando em repouso.
Uma das armas mais poderosas do jogo, capaz de causar 100 pontos de danos.
HOMING MISSILE (MÍSSIL GUIADO)
Uma vez preparado, o Míssil Guiado irá mirar em um alvo específico. Lembre-se de
lhe dar força suficiente para que possa encontrar seu alvo com eficácia.
Os Mísseis Guiados do Worms Armageddon são aquáticos e podem ser disparados
sob a água, embora haja um elemento de habilidade envolvido (ou seja, dispare
com muita força e o míssil afundará).
Mova o cursor da mira com o mouse e clique no alvo, use as SETAS PARA CIMA e
PARA BAIXO para mover a mira e aperte a BARRA DE ESPAÇO para disparar
(quanto mais segurá-la, mais forte será o disparo). Este míssil causa um máximo de
50 pontos de danos.
HOMING PIGEON (POMBO GUIADO)
Um equivalente semi-inteligente do Míssil Guiado (veja item anterior) que
empreenderá seus melhores esforços para alcançar o alvo escolhido.
Obviamente, os Pombos não são totalmente confiáveis.
Mova o cursor do alvo com o mouse e aperte a BARRA DE ESPAÇO para liberar
seu amigo “penoso”. O Pombo explodirá causando um máximo de 75 pontos de
danos.
INDIAN NUCLEAR TEST
(TESTE NUCLEAR INDIANO)
Primeiro foram os franceses, agora são os indianos! Esta poderosa bomba-teste
subterrânea afundará a terra e fará com que a chuva radioativa caia infectando
todos os Worms vivos.
Trata-se de um dispositivo nuclear tático, se é que já houve algum.
KAMIKAZE
Escolha a direção usando as teclas de SETAS e, em seguida, aperte a BARRA DE
ESPAÇO e assista ao Worm pôr fim à sua vida como um mártir. É claro que é
garantido que você perderá o Worm, portanto, é melhor que valha a pena!
A explosão final causa um máximo de 50 pontos de danos, mas qualquer Worm
azarado o bastante para ser atingido no meio do caminho também sofrerá a perda
de 30 pontos e será arremessado para o alto com o impacto.
LAND MINE (MINA TERRESTRE)
São minas próximas que explodem quando um Worm dispara o detonador ao
chegar muito perto. As minas são ótimas ferramentas estratégicas e podem ser
detonadas nos Worms por outras explosões. Cuidado, pois algumas podem ser
falsas. Aperte a BARRA DE ESPAÇO para soltar uma Mina. As Minas Terrestres
causam um máximo de 50 pontos de danos.
LONGBOW (ARCO LONGO)
Esta ótima arma de duplo propósito permite disparar flechas em Worms
desavisados ou criar uma escada para que outros a escalem.
Cada flecha causa 15 pontos de danos.
MINI-GUN (MINIPISTOLA)
Um nome tão enganador para uma enorme metralhadora. Use as teclas PARA
CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a BARRA DE ESPAÇO para
disparar. Conforme você atira, também pode mover a arma PARA CIMA e PARA
BAIXO com as teclas de SETAS, disparando uma saraivada contra a área- alvo.
MAD COW (VACA LOUCA)
Desde que o embargo da carne bovina européia começou, tem havido uma
tremenda estocagem dessas vacas loucas e delirantes, que põem espuma pela
boca, com o intuito de causar destruição em massa.
Pressione a BARRA DE ESPAÇO e solte-as na direção para a qual estiver olhando.
Se houver mais de uma delas, é possível soltá-las em um rebanho pressionando-se
as teclas de 1 a 5 para alternar a quantidade de vacas a ser lançadas. Já que são
loucas, elas não terão nenhuma dificuldade para superar um obstáculo, ao
contrário, tudo o que farão será explodir. Cada Vaca Louca pode causar até 75
pontos de danos e, portanto, deve ser evitada.
MAGIC BULLET (BALA MÁGICA)
Trata-se de uma bala incrivelmente precisa que perseguirá o alvo em questão em
quase todos os locais. A bala irá atrás do alvo, evitando contato com a terra.
Pressione a BARRA DE ESPAÇO novamente e a arma será lançada. A Bala
Mágica causa um máximo de 100 pontos de danos e, certamente, irá parar
qualquer comitiva presidencial.
MAIL STRIKE (ATAQUE PELO CORREIO)
Mire na área com o mouse para fazer uma entrega especial. Por favor, observe a
direção do vento, já que cartas não são objetos especialmente pesados! Cada carta
causa 50 pontos de danos.
MB BOMB (BOMBA MB)
Escolha a área-alvo com o mouse e veja aterrorizado um produtor de jogos,
estressado e gordo cair por terra, causando pandemônio e caos geral. A Bomba MB
causa 100 pontos de danos.
MINE STRIKE (ATAQUE DE MINA)
Clique com o Botão Esquerdo do Mouse para espalhar novas Minas Terrestres na
paisagem.
Devido à natureza errática das minas, não há indicação clara de onde elas irão cair,
mas muito provavelmente haverá calamidade.
Assim como as minas-padrão, cada uma delas pode causar 50 pontos de danos.
MING VASE (VASO MING)
Solte como se fosse Dinamite e corra. Para desgosto dos amantes de antiguidades
de todo o mundo, ele explodirá após cinco segundos, espalhando cacos de
porcelana por toda parte.
MOLE BOMB (BOMBA TOUPEIRA)
Aperte a BARRA DE ESPAÇO para liberar este pequeno baderneiro que fugirá pela
paisagem. Aperte novamente a BARRA DE ESPAÇO para enviá-lo pulando para
cima e depois para baixo, entrando terra a dentro. Pressione a BARRA DE ESPAÇO
uma terceira vez e a pequena criatura explodirá.
Explosivo eficaz e um antídoto para os que tendem a se esconder em túneis
subterrâneos.
MOLE SQUADRON (ESQUADRÃO TOUPEIRA)
Muito mais raro de encontrar, este esquadrão de mamíferos míopes ataca
diretamente, gritando com orgulho “Cavar ou Morrer”! Claro que eles quase sempre
morrem. Estabeleça a direção do ataque com as SETAS PARA ESQUERDA e
PARA DIREITA, use em seguida o mouse para marcar seu alvo e dispare.
MORTAR (MORTEIRO)
Dispara com força total e explode quando do contato, espalhando fragmentos da
Cluster Bomb (Bomba Fragmentadora) ao redor da área mais próxima. Muito útil
perto do final de uma rodada, quando grupos de Worms podem estar em lados
opostos da paisagem. Muito eficaz nos níveis com Cavernas, já que disparar os
Morteiros no teto vai fazer despencar os fragmentos em direção aos Worms que
não suspeitam de nada.
Use para as SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a
BARRA DE ESPAÇO para disparar. Cada fragmento pode causar 30 pontos de
danos.
NAPALM STRIKE (ATAQUE NAPALM)
Ilumina o céu com sua devastação pirotécnica! Chamusca a terra e faz churrasco
dos oponentes. Queremos o apocalipse e queremos agora! Escolha a direção do
Ataque Napalm com as teclas SETAS PARA ESQUERDA e PARA DIREITA. Em
seguida, mova a mira com o mouse e clique no alvo para lançar.
NINJA ROPE (CORDA NINJA)
Incrivelmente útil, as cordas podem ser usadas para manobrar os Worms em áreas
que de outro modo seriam inacessíveis ou para manobrá-los através de grandes
distâncias no menor tempo possível.
Saber dominar a corda é uma habilidade-chave no Worms Armageddon e o
aconselhamos a começar a praticar imediatamente!
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para lançar a Corda Ninja e use as teclas de
setas PARA ESQUERDA e PARA DIREITA para balançar a corda.
Use as teclas de setas PARA CIMA e PARA BAIXO para encurtar e aumentar o
comprimento da corda. Aperte a BARRA DE ESPAÇO para soltar o seu Worm da
corda.
Os mais experientes podem soltar armas (normalmente Dinamite ou explodir
Carneiros) enquanto se balançam no ar... Pressione a tecla ENTER para soltar a
arma atual. Seja cauteloso, isto só é aconselhável com certas armas! Se a
habilidade de soltar o Carneiro de grandes alturas não tiver sido suficiente, você
também pode balançar, soltar ou disparar a corda novamente enquanto estiver no
meio do ar, balance e repita, cobrindo assim, grandes distâncias rapidamente!
Fique avisado de que esta é uma técnica bastante complicada e funciona realmente
bem em cavernas espaçosas.
OLD WOMAN (VELHA SENHORA)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para fazer com que a Velha Senhora perambule,
reclamando do preço do chá e resmungando sobre a guerra e os bons tempos
antes da violenta explosão. Esta Velha Senhora causa um máximo de 75 pontos de
danos.
PARACHUTE (PÁRA-QUEDAS)
Lembre-se de que longas quedas podem ferir os seus Worms, fazendo com que
você perca turnos. Portanto, o melhor é flutuar em segurança, usando um
conveniente pára-quedas. Pressione a BARRA DE ESPAÇO para abrir o páraquedas.
Verifique de que lado o vento está soprando!
Pressione a BARRA DE ESPAÇO novamente para fechar o Pára-Quedas.
PETROL BOMB (COQUETEL MOLOTOV)
Realmente da pesada, um favorito nos meios urbanos. Pode-se estourar a garrafa
contra uma parede e assistir às chamas caírem sobre a vítima desavisada.
Apresenta melhores resultados em lugares fechados.
Use as SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a BARRA
DE ESPAÇO para disparar (quanto mais segurá-la, mais forte será o disparo). Esta
belezinha fica incendiando a paisagem.
PNEUMATIC DRILL (PERFURATRIZ PNEUMÁTICA)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para cavar ou parar de cavar. É útil para obter
acesso aos túneis que outros Worms fizeram.
Você pode transformá-la em uma perfuratriz assassina causando 15 pontos de
danos.
PROD (AGULHÃO)
É a personificação do sarcasmo em um movimento. Pressione a BARRA DE
ESPAÇO para cutucar um Worm e acabar com ele.
SALLY ARMY (EXÉRCITO DE SALLY)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para fazer com que esta velha senhora, que fica
cambaleando por aí, se sente e assista à própria erupção em uma explosão de
instrumentos de percussão voláteis ou aperte a BARRA DE ESPAÇO uma segunda
vez para detoná-la manualmente. Cada tambor pode causar um máximo de 75
pontos de danos.
SCALES OF JUSTICE (BALANÇAS DA JUSTIÇA)
Pressione a BARRA DE ESPAÇO e veja este equalizador combinar todas as
energias de todos as equipes em jogo. Esta é a ferramenta perfeita, se você estiver
atrás dela. Também equilibra as energias de todas as equipes aliadas em jogo. As
Balanças da Justiça não causam danos, simplesmente redistribuem a atual energia
no campo de jogo.
SELECT WORM (ESCOLHER O WORM)
Esta ferramenta incrivelmente nova permite movimentar um Worm e depois
escolher novamente outro de sua equipe para movimentar. Oferece excelentes
oportunidades estratégicas, a menos que você só tenha um Worm!
Pressione a BARRA DE ESPAÇO para ativar.
SHEEP (CARNEIRO)
Assista com um sorriso presun�oso a seu amigo peludo correr
heroicamente na dire�.o do inimigo e detonar. Com a efic.cia da Dinamite
e a destreza que s. um mam.fero peludo de quatro patas poderia ter, o
Carneiro . uma ferramenta inestim.vel.
Pressione a BARRA DE ESPA.O e o Carneiro ser. liberado, aperte
novamente a mesma tecla e ele explodir.. Caso n.o seja detonado,
acabar. por ficar entediado e explodir. por si mesmo. O carneiro pode
causar um m.ximo de 75 pontos de danos.
SHEEP LAUNCHER (LANÇA CARNEIRO)
Para aquelas pessoas que têm problemas para levantar peso, esta arma muito útil
irá liberar seus Carneiros para novas alturas estonteantes, sobre qualquer barricada
ou barreira!
Mire com as SETAS e aperte a BARRA DE ESPAÇO para lançar seu Carneiro.
Depois que o Carneiro é solto, ele agirá como qualquer carneiro respeitável (veja
acima), mas é claro que este usa um elegante capacete à prova de choque.
SHOTGUN (ESPINGARDA)
Esta Espingarda de dois canos e grosso calibre, é ótima para atirar em Worms a
longa distância. Use as teclas de SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a
mira e aperte a BARRA DE ESPAÇO para disparar. Você contará com duas
tentativas para causar um máximo de 50 pontos de danos.
SURRENDER (RENDIÇÃO)
Se não puder mais suportar, você poderá se render. No entanto, a humilhação
continua, já que sua equipe permanece balançando bandeirinhas brancas para o
outra equipe pegá-las de um modo totalmente imoral!
SKIP GO (PULAR)
Se, por qualquer motivo, você sentir que não precisa causar qualquer extermínio
intencional durante o seu turno, pode pulá-lo pressionando a BARRA DE ESPAÇO.
SUICIDE BOMBER (BOMBARDEADOR SUICIDA)
Se já não consegue suportar e deseja sair de uma maneira ruidosa, aperte a
BARRA DE ESPAÇO e sinta-se todo inchado. Depois de explodir um Worm deixa
uma substância bastante tóxica no ar.
SUPERBANANA BOMB (BOMBA SUPERBANANA)
A Superbanana possui o bônus adicional da detonação manual. Basta apertar a
BARRA DE ESPAÇO após tê-la jogado e regue seus inimigos com estas frutas,
aperte uma segunda vez e as bombinhas serão detonadas. Cada Banana causa um
máximo de 75 pontos de ação e destruição violenta.
SUPER-SHEEP (SUPERCARNEIRO)
O incrível vôo do Supercarneiro! Pressione a BARRA DE ESPAÇO para soltar,
aperte uma segunda vez e este Carneiro receberá poderes com os quais outros
animais de fazenda jamais puderam sonhar!
Controle o vôo usando as SETAS PARA ESQUERDA e a PARA DIREITA ou aperte
a BARRA DE ESPAÇO novamente para pôr fim ao seu reinado nos ares. O
Supercarneiro pode voar por um tempo limitado antes de cair completamente
desanimado. Em uma colisão, um Supercarneiro pode causar um máximo de 75
pontos de danos.
TELEPORT (TELETRANSPORTE)
O mais popular uso desta característica é a remoção de um Worm de uma posição
inicial potencialmente desastrosa. A estratégia normal é procurar terrenos altos
longe de penhascos e minas. Simplesmente, clique com o mouse no local onde
você quer que o Worm vá parar.
UZI
Desencadeie uma chuva de balas nos Worms usando uma das armas mais legais
do jogo. Use as SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para mover a mira e aperte a
BARRA DE ESPAÇO para disparar.
Use as teclas de SETAS PARA CIMA e PARA BAIXO para bombardear a área-alvo.
Durante o jogo, diferentes caixas cairão do céu ou aparecerão no campo de jogo.
Há três tipos distintos:Weapon Crates (Caixas de Armas), Health Crates (Caixas de
Saúde) e Utility Crates (Caixas de Utilitários).
As caixas contêm todo tipo de coisas e seu conteúdo pode mudar a sorte de um
jogo, especialmente quando tudo parece perdido. As caixas também podem ser
atiradas, um modo bastante anárquico de usá-las, porém igualmente devastador.
Outra dica para se ter em mente é que o Sheep (Carneiro), o Super-Sheep
(Supercarneiro), a Old Women (Velha Senhora) e o Sally Army (Exército de Sally)
podem pegar caixas se deixadas andando ao acaso.
CAIXAS DE ARMAS
O conteúdo das Caixas de Armas (Weapon Crates) normalmente é de armas mais
poderosas ou armas que inicialmente foram distribuídas em números limitados, tais
como a Super-Sheep (Supercarneiro), Dynamite (Dinamite), Homing Missiles (Míssil
Guiado), etc.
Por vezes você terá muita sorte e será premiado com uma das armas super-
“ocultas”. Será que você é capaz de encontrar todas?
CAIXAS DE SAÚDE
As Caixas de Saúde (Health Crates) oferecem uma fonte para completar seus
níveis de energia durante uma partida. Pegue a caixa e o Worm receberá um
incremento de energia. As Caixas de Saúde também oferecem um antídoto para
qualquer infecção que um Worm possa ter sofrido.
Utility Crates drop from the heavens like Health and Weapon Crates, bestowing
superb additional powers to your Worms. These special powers can be collected
and instigated when the urge arises.
CAIXAS DE UTILITÁRIOS
Estes caixas (Utility Crates) contêm utilitários para ajudá-lo de várias maneiras.
Existem dois tipos deles: os do tipo que podem ser pegos, isto é, que podem ser
armazenados e usados segundo as circunstâncias (mostrado no painel do utilitário,
na parte superior do painel da arma) e os utilitários instantâneos, que passam a
vigorar assim que você pega a caixa. Os conteúdos estão listados em Utilitários
(adiante).
CAIXAS E MAIS CAIXAS PARA NÓS
As Caixas de Utilitários (Utility Crates) caem do céu, assim como a de saúde
(Health) e as de armas (Weapon), dando maravilhosos poderes adicionais aos seus
Worms. Estes poderes especiais podem ser armazenados e usados quando houver
necessidade.
Os Utilitários Armazenados aparecem no painel de armas e são ativados do mesmo
modo que as armas (ex., selecione e aperte a BARRA DE ESPAÇO).
Quando estiverem em uso ou ativados (alguns duram várias rodadas) seus
respectivos ícones ficam exibidos acima do painel de vento na tela.
UTILITÁRIOS ARMAZENADOS
FAST-WALK (ANDAR RÁPIDO)
Dura um turno e permite que os Worms andem sobre a terra muito mais
rapidamente que antes, é excelente para longos ataques e ataques críticos.
LASER TARGET (MIRA LASER)
Este efeito, que dura cinco turnos, ativa uma MIra Laser nas seguintes armas: Uzi,
Mini-Gun (Minipistola), Hand Gun (Revólver), Kamikaze e Shotgun (Espingarda), o
que facilita muito a precisão dos seus tiros.
INVISIBILITY (INVISIBILIDADE)
Esta ferramenta útil (somente aparece em jogos onde três ou mais equipes
estiverem jogando) torna sua equipe invisível (mas não invencível) até seu próximo
turno. É particularmente útil quando se joga em rede.
LOW GRAVITY (BAIXA GRAVIDADE)
Este efeito incrível faz com que todos os seus tiros e movimentos fiquem
suscetíveis à Baixa Gravidade. Isto significa pulos superlongos e outras coisas
mais!
JET PACK (JATO PORTÁTIL)
Use as teclas de SETAS para controlar os jatos verticais e traseiros conforme seu
Worm decola para o céu. Caso esteja com poucos Teleports (Teletransportes), ele é
particularmente útil para alcançar praias distantes e é extremamente útil se quiser
voar e lançar algumas Dinamites em uns Worms. Junte-se à era espacial, pegue um
Jet Pack!
UTILITÁRIOS DE EFEITO INSTANTÂNEO
Estes utilitários são imediatamente ativados quando são pegos.
DOUBLE TIME (TEMPO DOBRADO)
Dobra instantaneamente a quantidade de tempo restante no turno atual.
CRATE SHOWER (CHUVA DE CAIXAS)
Solta ao acaso na paisagem algumas outras caixas.
CRATE SPY (CAIXA DE ESPIÃO)
Este efeito que dura até o final da rodada permite à equipe revelar os conteúdos de
quaisquer caixas na paisagem.
DOUBLE DAMAGE (DANO DUPLICADO)
Dura apenas um único turno e duplica os danos em qualquer explosão que ocorrer.
Extremamente poderoso, deve ser usado com cautela.
MAIN MENU (MENU PRINCIPAL)
A partir dele pode-se escolher jogar no modo Single Player (Um Jogador), criar um
jogo Multiplayer (Vários Jogadores), jogar em uma Local Area Network (Rede de
Área Local) ou na Internet, bem como alterar opções ou sair. Pressionando-se a
tecla ESC você voltará sempre ao menu anterior. O Worms Armageddon também
apresenta um sistema de ajuda on-line bastante útil. Simplesmente, mova o cursor
sobre qualquer ícone, texto ou caixa de diálogo para obter a ajuda instantânea que
aparece na parte inferior da tela.
SYSTEM CONFIGURATION
(CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA)
Este menu controla o modo pelo qual sua máquina é configurada para executar o
Worms Armageddon.
VIDEO OPTIONS (OPÇÕES DE VÍDEO)
VIDEO DISPLAY RESOLUTION (RESOLUÇÃO DE TELA)
O Worms Armageddon permite disputar o jogo em várias resoluções diferentes,
640x480 (Padrão), 800x600 e 1024x768. A execução do jogo em uma resolução
mais alta exige mais recursos do sistema, portanto, a menos que esteja usando um
sistema ideal (Pentium, 200 MHz ou superior, com placa de vídeo de 4 MB)
recomendamos a execução na resolução-padrão.
A execução em resolução mais alta traz como vantagem a capacidade de se
observar melhor a paisagem, o que, com certeza, ajuda no desempenho dos longos
disparos, por exemplo.
Nota: se houver um problema com a geração da resolução requerida durante a
inicialização do jogo, ele irá para o padrão 640x480.
SECRET SELECTION (SELEÇÃO SECRETA)
Conforme você joga o Worms Armageddon, os resultados nas várias rodadas do
jogo de missões (Mission Game) e as conquistas durante o treinamento (Training)
irão capacitá-lo a usar vários modos, trapaças e truques que serão revelados na
tela. Para ativar, simplesmente clique nos ícones quando estiverem acesos.
Para digitar uma senha secreta, clique em PASSWORD (Senha) e digite a palavra,
isto ativará uma característica ou trapaça. A maior parte das características
realmente legais deve ser obtida a partir de uma jogada habilidosa em vez de
simplesmente digitada. Verifique os sites do Worms Armageddon na Web para obter
notícias sobre como ativar estas características especiais.
SISTEMA DE
O Worms Armageddon possuí vários jogos para um jogador a fim de desafiá-lo,
treiná-lo e entretê-lo.
As maneiras em que o modo para um jogador podem operar estão listadas abaixo:
TRAINING (TREINAMENTO)
A arena de treinamento é uma área completamente nova no Worms e oferece cinco
disciplinas distintas com as quais treinar. Em todos os modos de treinamento, você
lutará contra o relógio, completando a maioria dos objetivos propostos em dois
minutos. Cada disciplina tem sua própria pontuação e sua equipe será colocada no
ranking de acordo com o seu grau de sucesso.
O treinamento termina quando seu tempo tiver acabado ou quando seu Worm for
morto em ação. A obtenção de medalhas de ouro em todas as disciplinas também
irá abrir recursos ocultos no jogo.
Para treinar, você precisará criar uma equipe, pois o seu capitão competirá nos
eventos. As estatísticas dos treinos serão mantidas juntamente com as informações
da equipe. Para obter informações sobre como criar uma equipe, veja a seção
Como Criar Uma Nova Equipe.
SINGLE PLAYER QUICKSTART GAME (JOGO DE
INÍCIO RÁPIDO PARA UM JOGADOR)
Permite iniciar o jogo rapidamente. Você jogará com uma equipe e uma seleção de
armas predefinida contra uma série de robôs controlados pelo computador
(Wormbots).
O jogo irá registrar seu último desempenho e ajustará o nível de habilidade de
acordo. Os jogos serão disputados em paisagens geradas aleatoriamente.
MENU SINGLE PLAYER (Um Jogador)
MISSIONS (MISSÕES): UM WORM LONGE DEMAIS
As missões vão de EASY (Fácil) a DIFFICULT (Difícil) em termos de habilidade e
todas acontecerão em paisagens especificamente definidas contra várias equipes
de WORMBOT.
Nota: se você completar uma missão com sucesso, a paisagem personalizada
nesta missão estará disponível para você usar nos jogos normais!
Você precisará criar uma equipe para jogar as missões. Para obter informações
sobre a tela Create Teams (Criar Equipes), veja a seção Criar Jogo.
DEATHMATCH CHALLENGE (DESAFIO DO
COMBATE MORTAL)
Em termos de jogo, é similar aos jogos-padrão: você enfrentará várias equipes
controladas pelo computador em uma sempre crescente espiral de dificuldade.
As estatísticas para isto serão guardadas e as recompensas serão dadas às
equipes com maior pontuação. Você precisa criar uma equipe para jogar as
missões, para obter informações sobre a tela Create Teams (Criar Equipes), veja a
seção Criar Jogo.
MULTIPLAYER (VÁRIOS JOGADORES)
Trata-se do menu para criar os tradicionais jogos Multiplayer do Worms
Armageddon em seu PC. Os jogos Multiplayer podem ser disputados de duas a seis
equipes, e qualquer uma delas pode ser controlada pelo computador em uma
variedade de níveis de dificuldade. Para jogos em rede ou via Internet, veja as
seções mais adiante.
COMO CRIAR UMA NOVA EQUIPE
Embora existam algumas equipes-padrão, recomendamos que, para obter o
máximo do seu Worms Armageddon, você crie algumas equipes personalizadas
dando nomes para o seu capitão e para outros membros do pelotão.
Você também pode editar vários outros aspectos, não apenas a habilidade de
escolher uma arma especial que possa usar durante a batalha. Clique em NEW
TEAM (Nova Equipe) e siga as instruções abaixo.
NAME YOUR TEAM AND WORMS (BATIZE SUA EQUIPE E SEUS WORMS)
Você precisará de um apelido ou codinome para a sua equipe e sua tropa. Caso
esteja sem idéias, simplesmente clique no ponto de interrogação para criar um
nome ao acaso. Clique duas vezes para gerar uma equipe inteira ao acaso.
SELECT THE CONTROL (SELECIONE O CONTROLE)
Pode ser HUMAN (Humano) ou COMPUTER (Computador). Se você criar uma
equipe controlada por computador, também poderá mudar o nível de habilidade de
EASY (Fácil) para DIFFICULT (Difícil).
Já existem várias equipes controladas pelo computador, mas você poderá criar
outras com as quais praticar.
SELECT THE SPECIAL WEAPON (ESCOLHA A ARMA ESPECIAL)
A partir da lista exibida, você será capaz de escolher uma arma especial que levará
consigo para a batalha. Idealmente, você deve escolher a arma que melhor se
adapte às suas táticas ou aquela que acredita ser capaz de causar mais danos.
Para obter informações sobre as armas disponíveis, veja as descrições apropriadas
na seção Uso das Armas.
SELECT THE SOUND-BANK (ESCOLHA O BANCO DE SOM)
Será escolhido um banco-padrão (no idioma no qual o jogo estiver instalado), mas
isto pode ser facilmente alterado como você quiser.
A individualidade de uma equipe pode ser definida pelo som que ela faz. Com o
Worms Armageddon criamos uma ampla variedade de conjuntos de som
peculiares, estranhos, familiares e bizarros. Se nenhum deles for adequado, então
você poderá criar o seu próprio banco de som com o utilitário fornecido.

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